23.8 C
Mossoro, BR
quarta-feira, julho 26, 2017

Dr Milton Marques de Medeiros

Nascido em Upanema, em 9 de julho de 1940, Milton Marques se formou em medicina, exercendo a psiquiatria por 35 anos. Ex-reitor da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), ele atuou ainda em várias academias e entidades, como a ACJUS (Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró), ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar), ASCRIM (Associação de Escritores de Mossoró). Venerável da centenária Loja Maçônica 24 de Junho, professor Milton Marques tem formação acadêmica também em Direito. Empresário do ramo salineiro, da radiodifusão e telecomunicações, Milton Marques fundou o Sistema Oeste de Comunicação que opera rádios em Mossoró, Assú e Apodi, além da TV Cabo Mossoró, promotora de TV por assinatura, internet e do Canal próprio TCM 10 HD.

NOTA OFICIAL DA ACJUS
A DIREÇÃO DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

E SOCIAIS DE MOSSORÓ (ACJUS)

foi informada a poucas horas do Passamento para o Oriente Eterno do seu segundo vice-presidente, confrade MILTON MARQUES DE MEDEIROS (imortal da cadeira 04).
Nós não esperávamos esse desfecho tão dolorido. Tínhamos muita esperança de contarmos ainda e por muitos anos com o confrade em nossas sessões magnas e em nossos trabalhos sociais.
A notícia deixou todo o nosso corpo acadêmico profundamente triste, pois, o confrade MILTON MARQUES DE MEDEIROS era para todos um imensurável exemplo de amizade, solidariedade, fraternidade, abnegação, agregação, participação, orientação, visão de futuro e trabalho.
A ACJUS nasceu, cresceu e consolidou-se como uma das mais importantes instituições culturais do Rio Grande do Norte, graças a capacidade de articulação do seu corpo acadêmico, destacando-se, principalmente o confrade MILTON MARQUES DE MEDEIROS, pela sua fé nas pessoas, pela sua perseverança e disponibilidade à causa cultural e social de nosso estado.
A ACJUS guardará em seus anais históricos, bem como no coração, o legado deixado pelo confrade MILTON MARQUES DE MEDEIROS, para que o seu exemplo seja sempre um motivo a mais para continuarmos na luta em defesa de uma sociedade mais justa, mais igualitária e que possa através da cultura produzir mecanismos capazes de proporcionar a liberdade dos indivíduos em todos os caminhos e sentidos.
Não será fácil conviver sem o confrade MILTON.
À Dona ZILENE MEDEIROS, aos filhos de MITON, aos seus netos e demais familiares, externamos a nossa solidariedade e o nosso conforto nesse momento de aflição em que se encontram, rogando a DEUS, JESUS e NOSSA SENHORA, proteção para todos e acolhimento para o nosso inesquecível MILTON MARQUES DE MEDEIROS.
Estamos em luto!

Nota de pesar – Mater Christi

O Grupo Educacional Mater Christi, através do seu Presidente Emerson Azevedo, vem publicamente expressar o sentimento de pesar e prestar condolências à família do Dr. Milton Marques de Medeiros, ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e fundador do Grupo TCM TV Cabo Mossoró, ocorrido na tarde deste sábado, 22 de abril de 2017. O seu grande legado como cidadão, médico, reitor, empresário e professor, continuará nos inspirando em nosso trabalho.

Prefeitura de Upanema

A Prefeitura Municipal de Upanema (PMU) lamenta com profundo pesar a morte do médico Milton Marques de Medeiros, ocorrida neste sábado (22).

Filho de Upanema, Milton Marques construiu carreira de reconhecido sucesso em todo o Rio Grande do Norte.

Contribuiu com Mossoró e região nas areas médica e da educação e se destacou por investimentos nos setores de comunicação, por meio do grupo TCM, e salineiro.

Milton Marques também foi reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.Neste momento de dor, a PMU se solidariza com familiares e amigos deste ilustre upanemense.

Luiz Jairo
Prefeito de Upanema

Anízio Júnior
Vice-prefeito de Upanema

A.C.D Potiguar

Faleceu neste sábado (22), na cidade de Fortaleza-CE, aos 77 anos, o Dr. Milton Marques de Medeiros. Ele estava internado no Hospital Monte Klinikum, com infecção pulmonar, desde o início de abril. Milton Marques nasceu em Upanema-RN, no dia 9 de julho de 1940.

Milton Marques era médico psiquiatra por formação, empresário dos segmentos do sal e da área de comunicação, com o qual mantinha um longo histórico de relação. Foi fundador e diretor do grupo TV a Cabo Mossoró (TCM) e ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

A Associação Cultural e Desportiva Potiguar lamenta profundamente o falecimento de Milton Marques, cidadão exemplar, amigos de todos. A Diretoria da ACDP presta condolências a todos os familiares, amigos e a todos que fazem parte da TCM por tão grande perda.

Marco Antônio Fernandes

Presidente Executivo

Diretoria da A.C.D. Potiguar

OAB Mossoró

O presidente da OAB, subseção Mossoró, Francisco Canindé Maia, vem publicamente em nome da entidade, expressar o seu sentimento de pesar e prestar condolências à família do Dr. Milton Marques de Medeiros, ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e fundador do Grupo TCM, ocorrido na tarde deste sábado, 22 de abril de 2017.
Não apenas Mossoró, mas o Estado do Rio Grande do Norte perde um grande homem público, um professor, um médico, um grande empresário, alguém dedicado à causa de servir ao próximo.
A OAB Mossoró, sente-se no dever de externar os pêsames aos familiares, bem como a todos que fazem a família TCM.
Milton Marques abriu as portas de seus meios de comunicação para a advocacia de Mossoró através do Programa OAB em Ação, na TCM, bem como os espaços em todos os programas na TCM e na FM 95.

Nota de Pesar Prefeitura Municipal de Mossoró

A Prefeitura Municipal de Mossoró lamenta com profundo pesar a morte do ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, superintendente do grupo TCM de Comunicação, médico e empresário, Milton Marques de Medeiros.
Doutor Milton sempre será referência de trabalho e amor a Mossoró. Se fez filho da nossa terra e deixa um legado de empreendedorismo e permanente luta pelo desenvolvimento do nosso município.
Mossoró perde um homem íntegro e humilde que deixa marcas na saúde, comunicação, educação e na indústria salineira.
Aos familiares e amigos manifestamos nossos pêsames e solidariedade.

 

Rosalba Ciarlini
Prefeita

Nayara Gadelha
Vice-prefeita

Nota de pesar UERN

É com profundo pesar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lamenta o falecimento do ex-reitor Milton Marques de Medeiros, um dos nomes mais marcantes da história desta instituição de ensino superior.

Milton Marques foi reitor em dois mandatos (2005/2009 e 2009/2013) cumprindo a missão de investir na capacitação dos professores, se tornando decisivo para que a UERN hoje tivesse em seu corpo docente uma maioria de doutores e para o avanço da pós-graduação.

Foi durante a gestão dele que a UERN realizou o maior concurso público de sua história, em 2010. De perfil conciliador, em sua primeira gestão, colaborou junto ao Governo do Estado para garantir o maior reajuste salarial registrado para os servidores da UERN.

Milton entrou para a UERN como professor da Faculdade de Direito (FAD), onde lecionou disciplinas como Medicina Legal e Fundamentos da Psicologia.

Antes de ser reitor, Milton ajudou a fundar a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), sendo seu primeiro diretor.

Em seus discursos sempre defendeu a Universidade: “A UERN para o RN é uma palavra de estímulo à cultura, ao conhecimento, pesquisa e ciência, porque ela fala com o povo diretamente, no seu próprio interior”.

Nota de pesar ADUERN

É com pesar que a ADUERN comunica o falecimento do docente, médico psiquiatra, empresário e ex-Reitor da UERN Milton Marques de Medeiros.
Milton faleceu na cidade de Fortaleza (CE) por volta das 13h. Ele se encontrava internado no hospital Monte Klinikum, lutando contra uma grave infecção bacteriana no pulmão.
O velório do docente será realizado na Loja Maçônica 24 de Junho, no centro de Mossoró, até às 13 horas deste domingo (23). Depois, o corpo será velado na Capela de Santa Teresinha, na praça dos hospitais. O sepultamento será às 16h, no Cemitério São Sebastião (Cemitério Velho).
Milton Marques de Medeiros era natural do sítio Poré, no município de Upanema. Foi Reitor da UERN entre 2005 e 2013, ano em que se aposentou das atividades acadêmicas. Além de professor, era Médico psiquiatra e comunicador, escrevendo periodicamente para o Jornal Gazeta do Oeste e apresentando um programa na TV Cabo Mossoró (TCM), emissora da qual era superintendente.
A ADUERN deixa suas mais sinceras condolências a amigos e familiares.

Nota de pesar Diocese de Mossoró

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró manifesta pesar pelo falecimento do médico, ex-reitor da UERN e presidente da TCM-Canal 10, Milton Marques de Medeiros, 77, ocorrido neste sábado, 22 de abril.
Dr. Milton Marques, como era mais conhecido, teve importante presença na Diocese, onde serviu como cristão, um dos fundadores do Movimento de Cursilhos de Cristandade e membro da Fundação Santa Luzia, mantenedora da Rádio Rural de Mossoró.
A Diocese se solidariza com a família e amigos de Milton Marques neste momento de dor e saudade e reafirma sua presença na Palavra de Deus que diz: “Ditosos os mortos, os que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, que eles descansem de suas fadigas, pois suas obras as acompanham”. (Ap 14,13)

Dom Mariano Manzana – Bispo Diocesano

Familiares, amigos norte-rio-grandeses e, em especial, os mossoroenses.
Conhecer/conviver com Dr. Milton Marques foi um grande privilégio. Homem de espírito público, tendo a honestidade como base de suas ações e propósitos, além de se destacar como educador, empreendedor, amigo e um exemplo de dedicação junto a sua família. Nós sentiremos imensamente a sua ausência e guardaremos sempre sua memória.
João Maia e Shirley Targino

Mossoro deve muito a Milton Marques. Pioneiro e audacioso! Minha cidade natal cresceu com a ajuda e as ações do médico, empresário e professor. Milton foi, reconhecidamente, um gestor de qualidade. Ele deixa uma legião de amigos onde me incluo. A Zilene e filhas nossa mais sentida manifestação de pesar.

José Agripino e Anita

A deputada federal Zenaide Maia vem a público manifestar seu pesar pelo falecimento do médico, empresário, ex-reitor da UERN e fundador do Grupo TCM de Comunicação, Dr. Milton Marques, ocorrido na tarde deste sábado (22).

Fica uma lacuna no mundo empresarial, na educação, e em todos os setores por ele representado, principalmente, para todos os mossoroenses e região Oeste do Rio Grande do Norte.

Que Deus conforte seus familiares, amigos e companheiros nesta hora de dor.

Zenaide Maia – deputada federal

Um exemplo de cidadão que engrandeceu nossa cidade. Dr. Milton, que você tenha um descanso eterno. Daqui, nosso agradecimento por você ter sido luz para nossa Mossoró!

Sandra Rosado

É com muita tristeza que lamento a perda de Milton Marques, exemplo de empreendedor, educador e defensor dos interesses do Rio Grande do Norte, em especial de Mossoró, terra que tanto amava.
Neste momento de muita dor, envio meus mais sinceros sentimentos a toda a família, aos amigos e aos mossoroenses. Que Deus dê conforto a todos.
Rogério Marinho – Deputado Federal

Lamentamos profundamente a partida do médico, bacharel em Direito, professor, escritor e Reitor da Uern no período de 2005 a 2013, fundador do Grupo TCM, Milton Marques de Medeiros, que deixa um grande legado ao povo potiguar, em especial à cidade de Mossoró e à região Oeste. Unimo-nos à família neste momento de perda e rogamos ao Pai que o acolha no reino do Céu.

Larissa Rosado


Academia Mossoroense de Letras (AMOL) – 
NOTA DE PESAR

Com muito pesar, nós, membros da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), comunicamos o falecimento do escritor, confrade e amigo Milton Marques de Medeiros, ocupante da Cadeira Nº 04. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os familiares e amigos, bem como com a sociedade potiguar em geral.

Dr. Milton Marques de Medeiros tornou-se imortal, antes de tudo, com os seus atos de solidariedade, ética e intensa fraternidade humana.

O sepultamento será às 16h, no Cemitério São Sebastiao.

Elder Heronildes da Silva

Presidente

Pedagogia da Gestão

NOTA DE SAUDADE

Com muita saudade, nós (Clauder Arcanjo, Dinoá e João Maria), apresentadores e idealizadores do programa Pedagogia da Gestão, comunicamos o falecimento do escritor, parceiro e amigo Milton Marques de Medeiros.

Neste momento de saudade (não de tristeza), queremos reafirmar, junto aos familiares, colaboradores e amigos do Sistema TCM, bem como perante a sociedade em geral, que o Dr. Milton Marques de Medeiros foi um exemplo dos mais significativos para os cidadãos brasileiros do que defendemos como atitudes necessárias e fundamentais para a construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna.

Enfim, Dr. Milton deixa-nos um legado de um homem probo e bom, que soube, em cada ato, em cada atitude, em cada ação, ser, cada vez mais, Gente mais Gente.

Missão cumprida, Dr. Milton! Fique com Deus, e que nós sejamos dignos dos seus sonhos.

Clauder Arcanjo, Dinoá e João Maria

Pedagogia da Gestão – dando asas ao seu talento.

AO MESTRE COM CARINHO

Antes do carnaval tive uma virose e precisei me afastar três dias da bancada da 95FM e do Jornal TCM. Na quarta-feira de cinzas voltei ao trabalho. Preparava o roteiro quando doutor Milton entrou na Redação. Com as alpercatas que costumava calçar para vir trabalhar (nos feriados e finais de semana) e sem as tradicionais camisas sociais ele caminhou até a minha sala.
– Bom dia meu filho, vim fazer uma visita de médico. Como você está? Recuperou-se mesmo?
– Opa doutor Milton, bom dia! Estou bem melhor graças a Deus. Passei uns dias na casa de minha mãe. O senhor sabe como é: cuidado de mãe é diferenciado.
Ele sorriu concordando e disse que se eu precisasse de mais tempo para estar pronto para o batente podia voltar pra casa. Recusei a oferta. Conversamos amenidades e ele se despediu com aquele ar tranqüilo de sempre. Foi a última vez que eu apertei a mão do professor Milton (ele não gostava muito dessa história de doutor Milton, mas não tinha jeito).

Antes disso, lembro de um dia em que estava na casa dele para resolver questões da cobertura das Eleições. Sempre que o horário esticava ele e dona Zilene logo tratavam de providenciar o jantar. Na mesa da cozinha, o professor bem a vontade (de olho no pote de sorvete) comia um prato de frutas preparado com carinho por Lidú e assistia o canal 10 quando questionei:
– Doutor Milton por que o senhor não pede pra trocar esse receptor analógico e colocar um em HD?
– Não meu filho, eu quero ver como os assinantes que não tem assinatura em HD estão assistindo o Canal 10. Assim posso conferir como está a qualidade do sinal que chega pra eles.
Silenciei e por alguns instantes pensei como naquele momento aprendi mais uma lição com o professor. Ele sempre estava mais preocupado com os outros. Queria prestar um serviço de excelência e se colocava no lugar dos clientes e colaboradores das três emissoras de rádio e da TV do Sistema Oeste.

Certo dia na sala de trabalho dele perguntaram-lhe qual o segredo do sucesso. Ele inclinou a cadeira para trás, fez uma pausa e respondeu juntando as mãos e cruzando os dedos (como fazia sempre).
– O segredo do sucesso é fazer negócios que sejam bons para os dois lados. Em qualquer relação, seja comercial, pessoal, afetiva, só há sucesso se ambas as partes estiverem satisfeitas e felizes.

Um homem que mudou e mudava diariamente a vida de muita gente dentro e fora das empresas que comandava. Teria aqui centenas de histórias pra contar. Relatos de generosidade, de educação, resolução de conflitos, sabedoria para tomar decisões, atenção para com o próximo (sejam familiares, amigos, conhecidos, colaboradores, desconhecidos), respeito, fé, honradez e simplicidade. Uma humildade singular.

Sou imensamente feliz por ter tido a oportunidade de nesses 12 últimos anos partilhar de poucos, mas ricos momentos com o professor Milton (na Uern e no Grupo TCM). A foto abaixo já tem mais de dez anos, mas traduz bem essa alegria de ter convivido com o professor. Não tenho dúvidas de que a minha impressão e gratidão são as de milhares de pessoas. Milhares mesmo.

Minha solidariedade e afeto à dona Zilene, Stella Maris, Taliana, Camilla Maroni,Cibele, Luiz Gustavo Sena, Léo, Elano e todos os familiares deste ser humano inspirador. Vamos lembrar com carinho de suas lições.

Moisés Albuquerque – diretor de jornalismo do Grupo TCM

Outras Homenagens Feitas a Milton Marques de Medeiros